Buganville Express - Atracoes Turisticas - Museo Do Tropeiro
Museo do tropeiro
Endereço: Praça Getúlio Vargas, onze. Centro da Cidade.
Horário de atendimento: Terça a domingo 09h00min – 11h30min / 14h00min – 16h30min.
Entrada: gratuita.
Visita Guiada: ( ) Sim (X) Não
Está presente nas placas indicativas intituladas “Rota do Pedestre”.
Contato: (42) 3906-2179.

O Museu do Tropeiro, inaugurado em 21-01- 1977, é o museu mais completo sobre o tropeirismo em todo o Brasil. Seu acervo evidencia a cultura artística e histórica de Castro e conta com aproximadamente quatrocentas peças. Além de retratar a vida do tropeiro, apresenta documentos históricos, antigos pesos e moedas, peças sacras, entre outras. Também encontramos alguns livros e artesanatos sobre o tema explorado. O local é aberto a estudos e pesquisas.
No museu encontramos os seguintes dizeres, que mostram o objetivo pelo qual o mesmo foi montado: “Castro surgiu e cresceu graças ao Tropeirismo. Este museu visa homenagear essa fase decisiva da evolução brasileira, para a qual o antigo “Pouso do Iapó” contribuiu de forma tão decisiva”.
Inaugurado na Gestão do Prefeito Lauro Lopes, sendo governador o exmo. Sr. Jaime Canet Jr. Contribuíram para sua instalação o arquiteto Sergio Todeschini Alves, o professor Newton Carneiro (que é considerado o patrono do museu) e o museólogo Alfredo Rusins.
A oficialização do museu se deu através de duas leis municipais: número 13/75 e a 71/76. A primeira fala sobre a escolha do local para a instalação do museu, que ocorreu devido à autenticidade do estilo arquitetônico do prédio. A casa pertenceu á família Carneiro Lobo e é feita de estuque, em fiel estilo. Levada a efeito de aquisição pela Prefeitura Municipal de Castro, foi submetida à restauração mediante orientação do Serviço do Patrimônio Histórico do Estado, para posterior implantação do museu.
O roteiro de visitação é o seguinte:

Salas 1, 2 e 3 – O Tropeiro
4 – Exposição de interesses Culturais;
5 – Documentos e Objetos de valor histórico;
6 – Aferições;
7 – Testemunho de uma época;
8 e 9 – Arte Sacra
Alpendre – Artes populares do município de Castro;
Jardim – Postes de iluminação a querosene, bebedouro e muros.
A administração do museu é da Prefeitura Municipal.
Fonte: http://www.castroonline.com.br/pontos-turisticos/museus/museu-do-tropeiro/
faça sua reserva on-line
© HOTEL Buganville Express - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aumai Oxycom